Publicação: Meninas na escola, mulheres na ciência

 

O material didático “Meninas na Escola, Mulheres na Ciência – Ferramentas para Professores da Educação Básica” reúne técnicas e recursos que podem ser usados para incentivar o gosto e o interesse de meninas por matérias nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, na sigla em inglês).

A publicação pode ser baixada gratuitamente aqui. O conteúdo pode ser usado por educadores que desejam abordar, em espaços voltados à educação, o tema das mulheres na ciência, com o objetivo de estimular novas abordagens que coloquem meninas e meninos em pé de igualdade como protagonistas de suas histórias.

A primeira seção, “Sobre meninas, mulheres, educação e ciência”, fala sobre a presença de mulheres na ciência e alguns dos desafios enfrentados por elas desde a escola até a universidade.

Já a segunda seção, “Questões de gênero: eu, a escola e a sociedade”, traz ferramentas para avaliar a sensibilidade em relação às questões sobre igualdade entre homens e mulheres em diferentes dimensões. 

A parte final da publicação, “Experiências e ações: por mais meninas e mulheres na ciência”, traz exemplos de referência para o planejamento de aulas e ações educativas com diversas ofertas de experiências.