Planejamento estratégico para o Museu do Futebol
O Planejamento Estratégico é uma ferramenta importante para conhecermos e nos aprofundarmos no funcionamento de uma instituição. No caso dos museus, instituições públicas a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, acreditamos que o objetivo do Planejamento é a otimização dos processos gerenciais visando a melhoria do atendimento oferecido para os públicos.
Como premissa fundamental entendemos que um bom Planejamento Estratégico é, antes de tudo, um processo participativo. Para que ele alcance os resultados esperados, toda a instituição deve estar engajada no que, nem sempre, é uma tarefa simples. Planejar significa, ates de tudo, se conhecer: conhecer suas próprias potencialidades, limites, fraquezas e forças, antes de definir qual a rota a se seguir. Todo esse processo deve ser feito em conjunto para que o reconhecimento das questões a serem trabalhadas leve a sua resolução, resultando em uma instituição mais eficiente e com maior potencial de transformação social.
É nesse sentido, da construção coletiva de resultados que está sendo realizado o Planejamento Estratégico do Museu do Futebol (São Paulo/SP). Suas etapas envolvem o Diagnóstico inicial da situação; o desenvolvimento de metas estruturantes e metas de ação; a construção de indicadores e o acompanhamento do desenvolvimento das metas. A realização desse processo, com seriedade e comprometimento da equipe, levará a um Museu do Futebol mais atuante e protagonista no cenário museal nacional.