Exposição Levantes no SESC-Pinheiros
Levantes é uma exposição que traz uma visão poética e sensível sobre o tema, falando-nos sobre memória, desejos, imaginação política e criatividade. Trata-se de uma mostra permeada por questões históricas, filosóficas, estéticas e políticas sobre os levantes. Uma das principais referências usadas por Didi-Hubermann, curador da exposição, é a ideia de "indestrutibilidade do desejo" de Freud, algo que faz com que as pessoas busquem uma luz, por mais pequenina que seja, na escuridão. Um desejo de vida que move as pessoas a se levantarem, a reagirem. É nesse contexto que o curador nos traz a potência dos elementos, dos gestos e das palavras, o movimento de levantar-se e a possibilidade de expressar aquilo que está reprimido, sair de situações em que não é mais possível viver. Didi-Hubermann ressalta o caráter coletivo dos conflitos e a perspectiva de que muitos deles fracassarão, sobretudo o curador destaca que o mesmo desejo que motivou aquelas pessoas a levantarem-se, fará mais uma vez, levantar os elementos, os corpos, os gestos, as palavras, e fará explodir os conflitos, que permanecerão como memória e desejo indestrutível.
Organizada a partir da ideia de montagem de Aby Warburg, as fotografias, vídeos, documentos, livros, jornais e objetos que compõem a exposição nos são apresentados do ponto de vista das relações que podem ser estabelecidas entre eles. Assim, a narrativa pretendida pelo curador é anacrônica e sempre inacabada, passível de novas montagens e desmontagens. Essa proposta vem sendo colocada em ação pelo curador durante a itinerância da exposição, com o acréscimo de obras de artistas dos países nos quais Levantes é apresentada. Elaborada orginalmente para o museu Jeu de Paume em Paris, a exposição já esteve em Barcelona, Buenos Aires e até janeiro de 2018 em São Paulo. Daqui segue para a Cidade do México e Montreal. Uma exposição pertinente a qualquer país, extremamente importante no momento atual, em que vemos tantos movimentos reprimidos, o ressurgimento e ação de grupos opressores e tantos "levantes" recentes, no Brasil e no mundo.
A equipe da percebe está realizando a coordenação do educativo da exposição Levantes em cartaz no SESC pinheiros, São Paulo-SP, de outubro de 2017 à janeiro de 2018. As ações educativas contam com visitas orientadas, oficinas, debates e diversas atividades divulgadas na programação da unidade.